Reciclagem do Alumínio

Fechando nossa série sobre as características que tornam o Alumínio importante para a indústria e seus diversos segmentos, hoje falaremos de um dos maiores trunfos deste metal. A reciclagem do alumínio é uma das fáceis de serem realizadas, com perdas mínimas em suas qualidades, e baixo custo de realização.

Para se ter uma ideia, 75% do alumínio em circulação no mercado brasileiro atualmente é proveniente de reciclagem. O processo de refusão, no qual o metal é derretido a cerca de 700° C, leva menos de 3% da resistência do alumínio, garantindo sua qualidade mesmo em mais de um ciclo.

 

Vantagens Ecológicas e Econômicas da Reciclagem

A reciclagem do alumínio oferece várias vantagens para a indústria e para a sociedade como um todo. Além de exigir custos baixos de investimento com material para a refusão, seu processo é mais barato e econômico em termos de energia do que extrair o metal da bauxita; na verdade, seu custo é de 5% do total utilizado no alumínio primário.

Além disso, o incentivo a reciclagem diminui o volume de lixo nos aterros sanitários, o que por sua vez aumenta a consciência ecológica e a proteção a natureza. Isso sem levar em conta a renda extra que a captação de alumínio pode dar a classes mais baixas. Um quilo de alumínio, por exemplo, equivale-se a 74 latinhas, e em grandes proporções, auxilia as famílias mais carentes.

E qual  outra vantagem que você conhece do alumínio? Compartilhe conosco nos comentários.

 

Sobre o autor

jarmetal

Empresa especializada em projetos de estruturas metálicas. Produção, instalação e manutenção de climatizadores para ambientes comerciais e industriais. Produção e Instalação de Esquadrias de alumínio personalizadas.

1 Comentários