Como se Especializar em Estruturas Metálicas

Uma das dificuldades de se investir com maior eficiência no uso de estruturas metálicas em construções é a falta de uma mão de obra especializada, uma exigência obrigatória para garantir o máximo de qualidade e o mínimo de chances de falhas. Para quem deseja entrar no mercado, é uma boa chance de conseguir empregos na área.

Basicamente, é necessária a graduação em engenharia civil, para que entenda os conceitos básicos não só para estruturas metálicas, mas para todo o ramo da construção civil.

Como preferência, o profissional precisa ter uma boa experiência com cálculos estruturais, e buscar especialização em estruturas metálicas, já que o curso regular oferece poucas informações a respeito. Um outro diferencial para quem quer se especializar em estruturas metálicas é ter um bom conhecimento nos outros tipos de estrutura, já que hoje em dia há um estímulo muito forte na construção a partir de estruturas mistas.

Atualmente é possível encontrar especializações em estruturas metálicas nos cursos de pós-graduação e doutorado nas universidades, já mais acessíveis não só por conta do aumento de profissionais com essa certificação, mas pela própria demanda do mercado. Existem ainda cursos menores voltados inteiramente para área, que podem ser investidos pelos futuros profissionais durante a graduação.

Se identificou com o perfil? Ainda tem dúvidas? Veja o que um projetista de estruturas metálicas pode fazer para o mercado em nosso próximo post.

 

Sobre o autor

jarmetal

Empresa especializada em projetos de estruturas metálicas. Produção, instalação e manutenção de climatizadores para ambientes comerciais e industriais. Produção e Instalação de Esquadrias de alumínio personalizadas.