Como Limpar Esquadrias em alumínio?

Uma das maneiras de manter a qualidade de suas esquadrias em alumínio é com uma limpeza regular e bem acabada. Contudo, para fazer uma boa limpeza, é necessário saber alguns detalhes importantes, a fim de evitar desgastes precoces do material por uma limpeza mal feita. Veja abaixo como fazer uma limpeza adequada.

 

Tempo - O período de limpeza correto das esquadrias em alumínio é a cada 12 meses em ambientes urbanos e rurais; e a cada 3 meses em ambientes marítimos e industriais, devo a alta probabilidade do material enferrujar.

 

Trilhos - Diferente do restante da peça, os trilhos das esquadrias em alumínio precisam ser limpos com frequência, para evitar o acúmulo de poeira e danificar as roldanas. O ideal é que sejam limpas toda semana.

 

Materiais para utilizar - quer seja os trilhos ou toda a esquadria em alumínio, a limpeza deve ser feita unicamente com uma solução de água e detergente neutro ou sabão neutro, e esponja ou pano macio, evitando danos ao material. Para canteiros de limpeza de trilhos, use pinceis de cerdas macias.

 

Materiais para não utilizar - não utilize materiais abrasivos, como esponjas de aço, ou detergentes não-neutros. O mesmo vale para materiais ácidos, alcalinos e derivados do petróleo. Em todos os casos, seu uso diminui a vida útil da esquadria em alumínio, além dos produtos ácidos tornarem a pintura opaca. E nunca utilize facas e outros materiais pontudos para limpeza dos trilhos, pois suas lâminas e pontas acabam por danificar ainda mais a peça.

Gostou das dicas? Conhece mais alguma? Não deixe de comentar!

Sobre o autor

jarmetal

Empresa especializada em projetos de estruturas metálicas. Produção, instalação e manutenção de climatizadores para ambientes comerciais e industriais. Produção e Instalação de Esquadrias de alumínio personalizadas.