O uso de Estruturas Metálicas no Brasil

A construção civil no Brasil é bem conhecida até pelos leigos. O uso constante de tijolos, cimento e areia é popular o suficiente para não haver dúvidas quanto ao seu uso, embora os detalhes do processo permaneçam em aberto. Contudo, um tipo de metodologia de construção tem chegado ao país, ainda de modo tímido: são as estruturas metálicas.

 

O uso de estruturas metálicas, ou especificamente de ligas de aço ou ferro fundido, não são relativamente novas, já que seu uso remete desde o século XIX. Entretanto, sua área de atuação se resumia unicamente às siderúrgicas, onde suas qualidades são mais exploradas. Recentemente, as estruturas metálicas tem ganhado muita popularidade devido ao risco menor de falhas e um planejamento mais apurado.

 

Se as estruturas metálicas oferecem mais praticidade nas construções, por que elas não são utilizadas com mais frequência? Existem algumas razões possíveis, mas uma especial pode ser destacada: as estruturas metálicas são utilizadas na construção civil, mas em áreas como pontes e estruturas de grande escala como prédios de grandes alturas, que necessitam de agilidade na construção, uma mão-de-obra qualificada e retornos financeiros rápidos. Porém, seus custos ainda são muito altos em comparação às estruturas de concreto, sendo estas mais valorizadas por empresas menores e o uso popular.

 

Isso faz com que as estruturas metálicas ainda sejam vistas como uma novidade desconfiada. Felizmente, já existem informações suficiente para sanar as dúvidas, e a Jar Metarlúgica está de prontidão para atendê-las.

 

Sobre o autor

jarmetal

Empresa especializada em projetos de estruturas metálicas. Produção, instalação e manutenção de climatizadores para ambientes comerciais e industriais. Produção e Instalação de Esquadrias de alumínio personalizadas.