O Projetista de Estruturas

Falamos em um artigo anterior sobre a importância de se especializar na área de estruturas metálicas para conseguir bons trabalhos, e apresentamos superficialmente a profissão do projetista de estruturas. Agora, você conhecerá um pouco mais sobre a profissão e qual seu papel no mercado.

 

O projetista de estruturas é uma profissão que pode ser conquistada por um formando em engenharia civil, embora as especializações que citamos no artigo anterior sejam um forte diferencial para adquirir a vaga. E com o crescimento da construção civil como um todo, a necessidade de um profissional qualificado aumenta as chances de se conseguir uma vaga.

 

Um projetistas de estruturas é o responsável não só por criar e se responsabilizar pelo projeto de obras, como analisar as irregularidades de um projeto já em andamento e propor soluções viáveis. Suas responsabilidades incluem o levantamento de dados sobre o terreno e quais materiais devem ser utilizados de acordo, os cálculos a serem realizados sobre a quantidade e o tamanho de vigas e blocos necessários para a construção, e a elaboração da lista de material.

Mas os melhores profissionais do ramo são aqueles que conseguem elaborar projetos sustentáveis e econômicos. Portanto, procure conhecer bem não apenas as estruturas metálicas, como outros tipos de estruturas, permitindo assim maior qualidade e versatilidade como profissional.

Sobre o autor

jarmetal

Empresa especializada em projetos de estruturas metálicas. Produção, instalação e manutenção de climatizadores para ambientes comerciais e industriais. Produção e Instalação de Esquadrias de alumínio personalizadas.